Vazamentos entre apartamentos: qual o papel do síndico?

Cigarro no condomínio: saiba o que é permitido ou não
Cigarro no condomínio: saiba o que é permitido ou não
março 24, 2021
5 dicas para deixar seu condomínio mais seguro
5 dicas para deixar seu condomínio mais seguro
maio 4, 2021
Mostrar todos

Vazamentos entre apartamentos: qual o papel do síndico?

Vazamentos entre apartamentos: qual o papel do síndico?

Se você é síndico e ainda não teve que lidar com vazamentos entre apartamentos, se prepare, pois essa hora ainda vai chegar. Nesse momento delicado, a dúvida sobre quem deve resolver o problema aparece e, muitas vezes, a falta de informação acaba gerando intrigas no condomínio.

A Real Garantidora separou algumas informações que podem ajudar a esclarecer quem deve ser responsabilizado nessa situação. Confira abaixo!

Papel do síndico 

O síndico é uma das figuras mais importantes do universo condominial. Segundo o artigo 1348 do Código Civil, compete a ele a responsabilidade de garantir o bem-estar dos moradores e a conservação do condomínio, podendo responder por qualquer prejuízo de forma jurídica ou civil.

Em casos de vazamentos entre apartamentos que estejam alugados, é preciso conferir as informações que constam na Lei do Inquilinato: se houve infiltração por conta de desgaste na estrutura e se o vazamento foi ocasionado por uma reforma feita pelo próprio inquilino, ele é quem deve pagar pelo reparo.

Portanto, ao identificar o vazamento, o importante primeiro não é apontar culpados, mas descobrir como o incidente começou.

Divisão da rede de águas

A divisão da rede de águas nesse contexto é muito importante. A divisão de redes verticais, por exemplo, é a responsável por transportar a água e o esgoto entre os andares e a rua. Se um vazamento ocorre neste tipo de rede, a culpa deve recair sobre o condomínio.

Já a divisão de redes horizontais, responsável por ligar a coluna (rede vertical) à unidade por intermédio de canos, é de uso particular, por isso, caso ocorram problemas de vazamento entre apartamentos nesse tipo de rede, a responsabilidade é do morador, inclusive sobre os danos às unidades vizinhas, caso existam.

Seja visionário

Se você é síndico e quer evitar problemas como esse, procure sempre deixar os condôminos informados sobre a forma correta de cuidar da unidade. Nada melhor do que prevenir!

São inúmeros os motivos para contratar uma garantidora, como a disponibilização de mais tempo para o síndico focar nas questões do dia a dia. Contrate a Real e fique livre do setor financeiro!

Please follow and like us:

Os comentários estão encerrados.