Seu prédio tem portaria instalada? Ela é eletrônica ou presencial? Em dúvida quanto ao benefício de cada uma? Confira aqui: Portaria presencial X portaria eletrônica: vantagens e desvantagens de cada modelo.
Portaria Presencial
Na rixa entre a portaria presencial e eletrônica, a presença de porteiros para controle de acessos aos condomínios ainda é uma das principais vantagens. A relação direta da portaria com os moradores facilita a comunicação, e por isso, ainda é a preferida em muitos condomínios.
Vantagens da portaria presencial
- Rapidez no atendimento a visitantes e prestadores de serviços;
- Possibilidade de integração do serviço do porteiro com o monitoramento dos espaços de convivência do prédio por meio de um circuito fechado de TV;
- Disponibilidade de alguém para receber correspondências e encomendas e ainda controlar entradas e saídas do condomínio;
- Facilidade de comunicação com a portaria por parte dos moradores
- Se há empresa de segurança terceirizada, o porteiro pode ter o recurso de acionar um botão de pânico que agiliza a comunicação com serviços de segurança e saúde em caso de riscos ou ameaças.
Desvantagens:
- Custo de condomínio no investimento de mais funcionários para operá-la;
- Possíveis falhas com registros de entrada e saída do condomínio, se não houver organização.
Portaria virtual
Neste sistema, o acesso de pessoas é feito após contato com o porteiro virtual e autorização do morador, que pode ser feito por celular ou interfone. Uma empresa é contratada para fazer o monitoramento remoto do prédio por meio de câmeras de segurança e apenas mediante a autorização do morador, a entrada de quem está do lado de fora é liberada.
Vantagens da portaria virtual
- Redução no custo por parte do condomínio;
- Maior controle de acessos, com registros de entrada e saída do condomínio;
- Rapidez no acionamento de polícia, bombeiros ou ambulância em casos de emergência, devido à vigilância constante do prédio.
Desvantagens:
- Sistema aberto a possíveis falhas devido à falta de energia e internet;
- Troca de maquinário da porta, o portão precisa estar sempre hábil;
- Dificuldades com entregas de encomendas e correspondências, pois o morador deverá estar presente no local para receber encomendas e correspondências podem ser extraviadas;
- Dificuldade de adaptação dos condôminos com a portaria virtual, principalmente por parte de idosos e pessoas com algum tipo de necessidade especial.
Antes de decidir por qual modelo optar, é necessário consultar os moradores em uma assembleia extraordinária. Participe das reuniões do seu condomínio!
Please follow and like us: