Você conhece bem as regras do seu condomínio? Quando se mora em um ambiente que possui áreas compartilhadas e um maior fluxo de pessoas, saber o que é permitido ou não é essencial para uma boa convivência.
Mesmo que o ato de fumar ou estar em um ambiente com a fumaça não incomode algumas pessoas, para outras, a prática pode soar desrespeitosa e até ofensiva em alguns casos. Confira abaixo algumas informações sobre o uso do cigarro no condomínio.
Desde 2011, por lei, é proibido fumar em locais totalmente ou parcialmente fechados, o que inclui ambientes que contenham, em qualquer um de seus lados, parede, divisória, teto ou toldo. O texto da lei também cita essa proibição em áreas comuns de condomínios e clubes.
Fumar dentro de casa não é proibido, desde que não atrapalhe os vizinhos. Ou seja, nada de fumar perto da janela, por exemplo. Nas áreas abertas do condomínio geralmente não existe proibição, todavia, se uma grande quantidade de pessoas se sentir incomodada, é possível vetar a atividade nesses locais por meio de alterações no regimento interno.
Mesmo que no seu no condomínio fumar seja permitido em locais abertos, a empatia e o bom senso são essenciais para uma boa convivência. Coloque-se no lugar do não-fumante e tente entender por que o cheiro de cigarro é tão desagradável para ele, além de fazer mal para a saúde. Evite fumar fora da sua unidade e respeite sempre o seu vizinho.
Quer receber mais dicas para melhorar a gestão e a comunicação condominiais? Contate a Real Garantidora!