Uma das principais preocupações de qualquer condomínio é a segurança. E não é por menos, visto que a cada ano que passa, temos a sensação de que o mundo está mais perigoso, de acordo com as notícias que acompanhamos.
Para resguardar o empreendimento, síndicos, demais funcionários e moradores devem agir em conjunto, criando ações e respeitando normas que afastem ameaças. Quer saber como deixar seu condomínio mais seguro? Confira abaixo essas cinco dicas!
O básico não deve ficar de fora. Equipamentos de segurança, como câmeras, circuitos de tv, cerca elétrica, alarmes e botões de pânico, são cruciais para tornar o condomínio mais seguro, principalmente na portaria e na garagem, áreas de entrada e saída de pessoas. Contratar uma pessoa para fazer rondas pelo condomínio à noite também é uma ótima opção.
As assembleias são oportunidades perfeitas para conscientizar os moradores sobre os procedimentos de segurança que devem ser adotados no condomínio. Cada condômino deve ser orientado a não deixar a porta do seu bloco aberta, por exemplo, ou não autorizar a entrada de pessoas estranhas.
Todos os funcionários devem ser orientados sobre as normas de segurança do condomínio. Todavia, o porteiro desempenha a função mais importante nesse quesito, por isso, deve passar por um treinamento especial. Esse profissional é o responsável por liberar a entrada e saída de moradores e visitantes, bem como receber encomendas, delivery etc., então, é fundamental criar protocolos de segurança específicos para essas tarefas.
Os funcionários e prestadores de serviço do condomínio, além de bem capacitados e treinados, precisam ter boa conduta e reputação. É recomendável solicitar antecedentes e referências para garantir que as pessoas que se deslocam pelo local diariamente sejam confiáveis.
Para que a segurança interna do condomínio seja suficiente, é preciso avaliar o entorno do empreendimento, identificando casos de falta de iluminação e taxa de criminalidade, por exemplo. Com essas informações em mãos, é possível compartilhá-las com os vizinhos para pedir auxílio das autoridades responsáveis.
Gostou das dicas? O mais importante é que todos tenham consciência dessas medidas e apliquem-nas no dia a dia do condomínio.