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Custos condominiais de fim de ano: confira como administrar e organizar gastos

Custos condominiais de fim de ano: confira como administrar e organizar gastos

Com a chegada do fim do ano, a possibilidade de se perder em meio às despesas condominiais aumenta. Nesse período, é necessário que os síndicos estejam atentos para administrar, prever e organizar os possíveis gastos que virão.

Para orientá-los nesse momento delicado, que envolve a verba condominial, confira como administrar e organizar os custos de fim de ano para não complicar a sua gestão!

Tenha ciência de sua situação financeira 

Primeiramente: gastar verba, sem ter verba para gastar, nunca será uma opção. Como primeira dica para administrar e organizar gastos, ter em mente qual é sua limitação para despesas ajudará você a se organizar de forma mais assertiva.

Você sabe para onde vai a verba disponibilizada ao prédio? Pode anotar, essa identificação terá um impacto significativo na redução dos custos condominiais de fim de ano.

Planejamento e organização

Caso ainda não tenha certeza do seu orçamento mensal, montar uma tabela condominial já é um bom começo. Nela, destaque cada conta que passa pelo condomínio, já que visualizá-las te darão maior conhecimento sobre suas limitações.

Confira alguns itens que não devem ser deixados de fora: 

  • Décimo Terceiro dos funcionários;
  • Declaração do Imposto de Renda condominial;
  • Revezamento de funcionários e contratações para fim de ano.

Não apenas para o fim do ano, essa se torna uma ótima oportunidade para começar a se planejar para janeiro também, o que acha? Afinal, não é apenas no fim do ano que tentar diminuir os custos condominiais é uma boa ação.

Faça um levantamento dos custos adicionais de fim de ano

Fim de ano no condomínio significa decorações, luzes e muita festa. Segundo especialistas, em épocas de fim de ano, a água pode sofrer aumento de até 32%, enquanto a energia pode chegar a 50%. Desta forma, para ajudar na redução dos custos condominiais de fim de ano, pode livrar muitos síndicos de situações complicadas.

Cientes disso, faça uma lista dos novos gastos, como:

  • Aumento na segurança;
  • Decoração de Natal e Ano Novo;
  • Fiscalização de áreas comuns durante festas;
  • Aumento na divulgação de campanhas de fim de ano;
  • Manutenção predial de ambientes como o playground.

Por fim, realizar reuniões com os moradores para conscientizar o aumento das contas e sobre os conflitos de fim de ano também pode ser uma ação assertiva para a sua gestão, já que o bom síndico prevê problemas antes mesmo de acontecerem, não é?

Ainda em dúvida por onde começar? É sempre mais fácil deixar seu prédio na mão de profissionais capacitados que entendam do assunto. A Real Garantidora é especialista na prestação de serviços de cobrança garantida para condomínios residenciais e comerciais, basta nos chamar!

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Não deixe sua gestão à deriva, conte com apoio especializado. Entre em contato conosco para saber mais!

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