Com a chegada do fim do ano, a possibilidade de se perder em meio às despesas condominiais aumenta. Nesse período, é necessário que os síndicos estejam atentos para administrar, prever e organizar os possíveis gastos que virão.
Para orientá-los nesse momento delicado, que envolve a verba condominial, confira como administrar e organizar os custos de fim de ano para não complicar a sua gestão!
Primeiramente: gastar verba, sem ter verba para gastar, nunca será uma opção. Como primeira dica para administrar e organizar gastos, ter em mente qual é sua limitação para despesas ajudará você a se organizar de forma mais assertiva.
Você sabe para onde vai a verba disponibilizada ao prédio? Pode anotar, essa identificação terá um impacto significativo na redução dos custos condominiais de fim de ano.
Caso ainda não tenha certeza do seu orçamento mensal, montar uma tabela condominial já é um bom começo. Nela, destaque cada conta que passa pelo condomínio, já que visualizá-las te darão maior conhecimento sobre suas limitações.
Confira alguns itens que não devem ser deixados de fora:
Não apenas para o fim do ano, essa se torna uma ótima oportunidade para começar a se planejar para janeiro também, o que acha? Afinal, não é apenas no fim do ano que tentar diminuir os custos condominiais é uma boa ação.
Fim de ano no condomínio significa decorações, luzes e muita festa. Segundo especialistas, em épocas de fim de ano, a água pode sofrer aumento de até 32%, enquanto a energia pode chegar a 50%. Desta forma, para ajudar na redução dos custos condominiais de fim de ano, pode livrar muitos síndicos de situações complicadas.
Cientes disso, faça uma lista dos novos gastos, como:
Por fim, realizar reuniões com os moradores para conscientizar o aumento das contas e sobre os conflitos de fim de ano também pode ser uma ação assertiva para a sua gestão, já que o bom síndico prevê problemas antes mesmo de acontecerem, não é?
Ainda em dúvida por onde começar? É sempre mais fácil deixar seu prédio na mão de profissionais capacitados que entendam do assunto. A Real Garantidora é especialista na prestação de serviços de cobrança garantida para condomínios residenciais e comerciais, basta nos chamar!
Confira também 3 erros comuns que acabam com a gestão condominial!
Não deixe sua gestão à deriva, conte com apoio especializado. Entre em contato conosco para saber mais!