Já dizia Chacrinha, “quem não se comunica se trumbica”, mas o que fazer quando a comunicação é falha ou ruim dentro do próprio condomínio? Quem mora ou trabalha em prédios sabe que a comunicação, muitas vezes, não é fácil. Afinal, pessoas são diferentes e muitas vezes essas diferenças acabam segregando ao invés de incluir.
Não importa sua área de atuação dentro de um condomínio. Se você é colaborador, síndico ou condômino, já deve ter reparado que em muitos casos essa comunicação deixa a desejar ou acaba gerando intrigas, seja por má-interpretação ou falta de informações.
Veja algumas dicas para síndicos e condôminos para melhorar a comunicação no condomínio!
Pode parecer bobagem, mas um quadro de avisos melhora muito a comunicação no condomínio. Esse espaço pode ser utilizado para reforçar regras gerais e repassar recados ou qualquer informação que tenha impacto considerável no planejamento dos moradores, como acréscimos no valor da cota condominial, cortes de água ou energia ou a realização de uma obra de longo prazo.
Tem uma divulgação urgente que precisa chegar rapidamente aos moradores? A boa e velha comunicação no elevador pode ser muito eficiente.
Informações sobre suspensão no abastecimento de água, dedetização, entre outras situações que modificam a rotina dos condôminos são bem disseminadas por esse canal.
O Livro de Ocorrências costuma ficar na portaria do condomínio. Nele, os moradores podem registrar reclamações e sugestões para o síndico. Já existem formatos digitais para essa ferramenta, porém físico ou não, essa é uma boa forma de comunicação indireta.
Ser presente é um diferencial. A abordagem pessoal, como uma conversa amigável, muitas vezes, tem mais poder de resolver um problema do que uma resolução divulgada nos murais.
O combinado em uma conversa também pode ser oficializado em um documento posteriormente. Mas é importante exercitar a comunicação e manter as possibilidades de interlocução abertas.
Como já falamos aqui, as reuniões são muito importantes para a saúde do condomínio. Realizar reuniões periódicas, a cada dois ou três meses, por exemplo, possibilita a atualização de informações, a proposta de novas ações e a prevenção de atritos. De preferência, as reuniões devem ser curtas e já ter uma pauta previamente definida.
Já a convocação de assembleias está entre as atribuições do síndico. São momentos para realizar prestação de contas, discutir prioridades no orçamento e votar resoluções que alterem o Regimento Interno ou a Convenção do Condomínio.
Hoje em dia, a grande maioria das pessoas possuem WhatsApp. Os grupos surgem como alternativa para quem busca uma comunicação mais instantânea.
Antes de criar um grupo, consulte os moradores. Se a ideia for aceita, permaneça atento para não descuidar da utilização de outras ferramentas de comunicação, pois alguns podem não estar no grupo ou perder mensagens importantes. Também fique atento aos horários de envio das mensagens.
Comunicar é mais que dizer algo: é preciso que o outro entenda. Falar de forma simples, ter ideias objetivas e dizer apenas o essencial é fundamental para que a mensagem seja entendida.
Perguntar não ofende e gera segurança para decisões. Esclareça pontos importantes, peça informações detalhadas e não se intimide em pedir ajuda. Solicitar um feedback e avaliar procedimentos também evita falhas na comunicação.
Administrar um condomínio é uma tarefa complexa. Onde se tem muitas pessoas, também há muitos detalhes e múltiplas responsabilidades. Por isso, contar com profissionais da área para ajudar fará com que todas as atividades fiquem muito mais práticas e bem resolvidas.
Além disso, ao contratar uma administradora de condomínios, você terá mais produtividade nos serviços, economizará nos recursos e terá uma equipe sempre à disposição para auxiliar em diferentes assuntos.
Entre em contato com a Real para o bem do seu condomínio!